Sobre ESG
Estima-se que, até 2025, os ativos financeiros em ESG devem alcançar a marca de um terço do total de US$ 140 trilhões administrados no mundo (EY-PARTHENON, 2021). Investir em ESG (sigla em inglês de Environmental, Social and Governance) é algo que irá garantir a sustentabilidade da empresa a longo prazo. Esses investimentos estarão diretamente relacionados com o valor da marca, retorno financeiro, aumentos das expectativas dos investidores e principalmente a sustentabilidade da organização.
É válido lembrar que ESG não é apenas sustentabilidade, e sim muito mais do que isso. Há empresas que buscam investir nas oportunidades do ESG (curto prazo) do que nos desafios (longo prazo) e estratégias desse tipo irão prejudicar não somente a organização, mas como o planeta como um todo. Além disso, existe um conceito chamado de greenwashing, ou seja, quando a empresa utiliza propagandas sobre ações ambientais e/ou ecológicas, mas não as coloca em prática. De forma a garantir que a organização não está fazendo greenwashing, empresas buscam certificações como FSC, IBD, Eletrobras, Eocert (ISO 14021), etc.
Alguns trabalhos que a Lean IT pode fazer para sua empresa
-
Avaliação de riscos ESG: muitas empresas estão buscando avaliações de risco para entender melhor como as considerações ambientais, sociais e de governança podem afetar seus negócios a curto e longo prazo.
-
Desenvolvimento de políticas ESG: muitas empresas estão buscando ajuda para desenvolver políticas e práticas que levem em conta questões de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, que possam ser integradas em seus negócios e operações.
-
Relatórios de sustentabilidade: muitas empresas estão buscando ajuda para produzir relatórios de sustentabilidade, que são cada vez mais exigidos por investidores, reguladores e outras partes interessadas.
Quero saber mais sobre
Consultoria em ESG
Como adotar ESG em minha empresa?
Primeiramente é necessário entender alguns direcionadores para a correta adoção ao ESG. São eles, a Agenda 2030, o ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) composto por 17 objetivos abrangendo temas como: bem estar dos trabalhadores (não apenas evitar o LER), como garantir um ambiente de trabalho saudável, equidade de gênero, treinamento de colaboradores, etc., além do Pacto Global composto pelos dez princípios:
- Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência.
- Assegurar que a empresa não viole os direitos humanos.
- Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito de negociação coletiva.
- Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
- Erradicar o trabalho infantil em toda a sua cadeia produtiva.
- Estimular práticas que eliminem todo e qualquer tipo de discriminação no ambiente de trabalho.
- Assumir práticas que adotem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.
- Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental.
- Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis.
- Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo a extorsão e o suborno.
Conhecendo as diretrizes chegou a hora de escolher onde investir levando em consideração o negócio, o perfil dos consumidores, a concorrência e a estratégia da empresa a longo prazo. Podemos utilizar uma tabela do professor BELINKY (2021, p. 42) como referência:
BELINKY (2021, p. 43) cita que: “a sustentabilidade pode ser vista como o objetivo final, a visão a que se deseja chegar, o desenvolvimento sustentável como a estratégia que levará a essa visão e a responsabilidade social como uma tática - um meio, entre vários outros - que os gestores podem utilizar para pôr em prática a estratégia rumo à visão almejada.”.
Ter uma boa estratégia e escolher a melhor forma de investimento trará rapidamente para empresa e seus stakeholders, os benefícios que o ESG poderá proporcionar de forma que a organização se beneficie, colocando-a em um nível acima do patamar de mercado e ao mesmo tempo ajudando nosso planeta.
Referências: BELINKY, ARON. Seu ESG é Sustentável? Biblioteca FGV, Rio de Janeiro, Out/Dez 2021.
Por quê a Lean IT?
Atuamos com profissionais qualificados, multi disciplinares, com mais de 20 anos de experiência para atender as necessidades de qualquer tipo de organização.
Quero saber mais sobre
Consultoria em ESG