A produção empurrada é uma forma de trabalho que se relaciona com a produção em massa, onde os produtos são feitos em grandes lotes sem frequência determinada. A ordem é produzir o máximo possível, não levando em consideração a real necessidade do cliente.
Na prática, com esse tipo de produção, movimenta grandes lotes de produtos para o processo seguinte sem um planejamento prévio de forma que, muitas vezes gere estoque tanto dentro, como fora da fábrica (ou seja, estoques de produto semi-acabado e produto acabado).
Dessa maneira, quanto maior o estoque dentro da fábrica (de matéria prima e/ou de produto acabado), maior é quantidade de dinheiro que a empresa está deixando parado, aguardando um cliente comprar aquele produto.
O sistema puxado ou produção puxada é fazer o necessário quando necessário, ou seja, reduzir ao máximo o estoque produzindo apenas aquilo que o cliente comprou. Esse método faz parte de um dos pilares do Sistema Toyota de Produção. É uma das mudanças mais difíceis de implementar em uma fábrica pois, para que funcione, todo um sistema deve estar preparado a fim de que o processo flua sem interrupções.
Nesse treinamento explicaremos como sua empresa poderá aplicar técnicas que farão reduzir os desperdícios, diminuir os estoques e ao mesmo tempo trabalhar sem grandes variações no processo.
Esse treinamento é dividido em:
- 5 princípios lean
- Modelos de fabricação
- Lotes x One piece flow
- Implementando o sistema puxado
- Como funcionam os kanbans
- Supermercados
- Nivelamento da produção (heijunka)
- Próximos passos para implementação