Objetivo
Ter capacidade de perceber se um produto digital proporciona uma boa experiência e quais os pontos poderiam ser melhorados para encantar a pessoa usuária. Definir o que é UX Design de acordo com as propostas de Uxers consagrados, como Jacob Nielsen, Steve Krug, Don Norman, Peter Morville para poder executar projetos bem planejados, que custam menos e têm mais sucesso.
Desde a primeira aula, demonstrar as aplicações, aprender práticas de UX Design que criam produtos e serviços eficazes, que geram ROI e atendem às necessidades das pessoas usuárias e das empresas.
Vamos construir uma percepção sobre como o UX Designer trabalha e entender como criar boas experiências que convertem e fidelizam.
Programa
Conceitos e modelo mental de UX
- O que é UX Design
- Experiência da pessoa usuária
- Pirâmide da boa experiência
- Design centrado na pessoa usuária
- Discovery no processo de design
- UX Workflow
- Matriz BXT
- Esforço Cognitivo
- “Não me faça pensar”: usabilidade
- O mindset de UX
- Honeycomb e o triângulo de ouro
Métodos e metodologias de design
- Método x metodologia
- Design Thinking
- Duplo Diamante
- Menus
- Card Sorting e Tree testing
- Screen-based thinking
- “Não me faça pensar”: usabilidade
- Design de fricção
- UXDQA
- Exemplos práticos
Entregáveis de UX
- Wireframe
- Protótipos
- Desk Research
- Relatório de análise competitiva/BENCHMARK
- Matriz CSD
- Brainstorming
- Persona e empathy map
- Jornada do usuário
- Entrevistas com stakeholders
- Moodboards
- Cenários (CASO DE USO)
- Fluxograma
- Mapa de navegação
- Testes A/B
- Design System
- Testes de usabilidade e análise de uso
- Key Performance Indicators
- Análise Heurística
- User Stories
- Canvas de UX
Outras interfaces e provas de sucesso
- VUI (Voice User Interface)
- Chatbot
- ROI e UX
Sorteio: haverá sorteio de mentorias individuais de 1 hora entre os alunos
Veja o que as pessoas falam sobre as aulas: https://www.linkedin.com/posts/andreacalvino_amo-dar-aula-em-ambos-os-cursos-que-ministro-activity-6694260238964531200-OdXh