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O que é Lean TI ou Lean IT?

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  • O que é Lean TI ou Lean IT?
 

Lean TI ou Lean IT é a adaptação dos conceitos originados da filosofia Lean e do Sistema Toyota de Produção para a área de TI, de forma que ela possa ser integrada corretamente ao negócio para fornecer valor mais rapidamente aos clientes, mudando a maneira como as pessoas trabalham e consequentemente a cultura da empresa.
Com a aplicação dos conceitos Lean em TI buscamos:

  • Aproximar as pessoas de TI com as responsáveis pelos negócios da empresa
  • Quebrar os silos que dificultam as entregas de valor aos clientes
  • Modificar a forma como os colaboradores executam sua tarefas no dia a dia
  • Fazer com que os colaboradores pensem sempre sob a perspectiva do cliente
  • Mudar a maneira como todas as pessoas da organização entendem e resolvem os problemas
  • Estabelecer uma efetiva mudança cultural

Conheça o Framework Lean IT 2.0 - Enabling Business Agility clicando aqui.

Framework Lean IT 2.0

O significado de alguns termos relacionados com Lean IT:
Valor ao Cliente: é a premissa básica para a transformação. Todas as ações feitas em uma empresa de TI devem ser voltadas a gerar valor ao cliente. Isso nos induz a pensar a todo o momento, como a atividade que desenvolvemos no dia a dia gera valor ao cliente. Aquilo que não agrega valor direta ou indiretamente deve ser eliminado. A definição de valor sob o ponto de vista do cliente, segundo James Womack em seu livro Soluções Enxutas, deve ser entendida como:

  • Solucione meu problema completamente;
  • Não desperdice o meu tempo;
  • Forneça exatamente aquilo que eu quero;
  • Entregue valor exatamente onde eu quiser;
  • Forneça valor exatamente quando eu quiser;
  • Reduza o número de decisões que eu devo tomar para solucionar meus problemas;

Hoshin Kanri: a geração de valor deve estar ligada diretamente ao Hoshin da empresa (plano estratégico, norte verdadeiro). Ele é quem direciona o desenvolvimento das atividades de forma a criar valor mais rapidamente ao cliente. O Hoshin deve ser realizado por meio do gerenciamento diário, dessa forma a empresa sempre terá indicadores atualizados informando se está dentro ou não da meta. Saiba mais sobre o Hoshin Kanri clicando aqui.

Fluxo Contínuo: as atividades que modificarão os indicadores devem ser desenvolvidas em fluxo contínuo, ou seja, sem intervenções.

Sistema Puxado e Nivelamento da Produção: Sistema Puxado significa que algo será feito quando houver um pedido, ou seja, quando existe uma demanda real do mercado e não apenas uma suposição baseada em estimativas que podem falhar. O Nivelamento da Produção consiste em variar o desenvolvimento das atividades não gastando esforços em apenas um produto ou item. A ideia seria liberar pequenos lotes de vários produtos à vários clientes. Saiba mais sobre o sistema puxado clicando aqui.

Jidoka: significa autonomação (automação com toque humano). Significa parar sempre que ocorrer uma falha, ou seja, não passar o problema adiante. Ao ser detectado um problema seja em hardware ou software este deve ser solucionado imediatamente de forma que o erro não volte mais a ocorrer. Saiba mais sobre o Jidoka clicando aqui.

Kaizen: o espírito da melhoria contínua deve ser incorporado aos colaboradores da empresa onde a busca incessante por problemas faz parte da rotina diária da corporação. Além disso, o PDCA precisa ser aplicado na resolução de problemas (seja por meio do A3, 5 Porquês, Espinha de Peixe, etc). Saiba mais sobre o Kaizen clicando aqui.

Padronização: é necessário estabelecer padrões, seja na maneira como um problema é resolvido, na construção de um novo software, na manutenção, no suporte, treinamento de colaboradores, etc. É importante destacar que o Kaizen deve ser aplicado em todos esses casos. Podem ser utilizadas, não todas, mas várias práticas de ITIL e COBIT.

Estabilização: para apoiar o crescimento da empresa e a operação diária é necessário ter estabilidade básica. Ela fará com que todos os termos explicados anteriormente possam ser utilizados.


Saiba mais sobre algumas de nossas certificações:

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Treinamentos abertos

JUL 21

Certificação Lean IT (online ao vivo)

19h às 21h

São Paulo - SP

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Certificação Value Stream Manager

Depoimentos

O curso é uma ótima oportunidade de refletir sobre como melhorar os meus processos, simplificando e eliminando o que não gera valor para meus clientes. Gostei bastante de conhecer o histórico dessa jornada Lean na Manufatura e na indústria de Software.

Pierre Simon
IT Services Manager
Leroy Merlin

Fizeram um reconhecimento detalhado de minha necessidade em pontos cruciais e agregaram muito conhecimento. Levaria muito mais tempo para chegar lá sem a experiência e vivência proporcionados pelos treinamentos da Lean IT. Recomendo fortemente.

Júlio Calsinski
CEO
SCIA

Fazer o curso de Certificação Lean IT foi uma das melhores escolhas que fiz para aprender mais sobre agilidade, geração de valor e foco no cliente. É um treinamento dinâmico que traz situações reais do dia a dia, além de uma excelente didática.

Adriana Borba
Coordenadora Governança
Generali Seguros

As metodologias ágeis fazem parte deste meu “novo mundo, movido a uma pitada do novo normal”... Por isso, indico sempre que procurem a solução mais adequada para se capacitar.

Camila Saraval
Analista de Educação
Bradesco

O Curso de OKR traz uma perspectiva de extrema importância nesse momento em que muitas empresas estão descobrindo e construindo suas Transformações Digitais, se mostrando uma ferramenta poderosa na influência da cultura organizacional através do desdobramento de ideais (intangível) para a direcionamento prático dos times.

Brisa Lorena
Analista de processos
Unimed BH

A certificação é excelente. Recheado de exemplos que vão fazer você olhar os processos da sua empresa sob outra ótica. Recomendado a todos que buscam otimizar processos e eliminar desperdícios.

Filipe Machado
Scrum Master
Grupo GFT

Com a implantação do OKR na Viceri tivemos ganhos significativos no desempenho da empresa. Participei do curso de OKR da Lean TI e foi esclarecedor. Recomendo a todas as empresas!!!

Marcel Pratte
CEO
Viceri

Eu achei o curso de times ágeis muito bom. De todas as iniciativas de agilidade, foi a que mais fez sentido pra mim, a que mais me pareceu trazer real benefício, pois mudava o processo de desenvolvimento, e não de administração do processo.

Rodrigo Canellas
Software Developer

One Piece Flow


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