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Sistema Toyota de Produção

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    Por volta de 1890, Sakichi Toyoda (fundador do grupo Toyota) observando sua mãe manusear um tear de madeira imaginava maneiras de facilitar o trabalho dela no dia a dia. Em 1896 ele criou o primeiro tear mecânico do Japão e continuou a melhorar o processo até que em 1924, junto com seu filho Kiichiro Toyoda, criou o primeiro tear mecânico de alta velocidade do mundo, o qual não parava de produzir até que um fio se rompesse. No caso de um rompimento todo o processo parava de forma a não desperdiçar os fios. Dessa maneira, um único operador poderia observar 30 máquinas trabalhando ao mesmo tempo. Um novo conceito chamado Jidoka – “autonomação” era criado com o propósito de gerar valor utilizando não somente as máquinas, mas também as pessoas.

    Em 1929, Kiichiro viaja para a Europa e EUA de forma a licenciar sua tecnologia de teares automáticos e fica impressionado com os carros nas ruas americanas. Kiichiro decide fabricar automóveis e em 1935 lança o primeiro modelo de veículo chamado A1. Ele absorveu e melhorou o processo americano de desenvolver automóveis dando início a produção just-in-time. O objetivo era eliminar o desperdício produzindo apenas o necessário, quando necessário. Eiji Toyoda, primo de Kiichiro, designa Taiichi Ohno para desenvolver um sistema de produção mais eficiente e que pudessem concorrer com os EUA em até três anos (um desafio e tanto visto que a produção americana era superior em mais de oito vezes da Toyota*). Ohno criou uma série de modificações dentro da fábrica, dentre elas, um sistema de supermercado, adoção de cartões Kanban no controle da produção, etc. Os operários naquela época eram acostumados a trabalhar apenas em áreas específicas e não a realizar várias funções diferentes ao mesmo tempo – para que o sistema de Ohno funcionasse, ele precisava que um operário desenvolvesse várias tarefas totalmente distintas durante a produção de um veículo. Por sorte do Japão, naquele período, os sindicatos eram muito mais fortes na Europa e EUA, facilitando a funcionalidade do modelo de trabalho estabelecido por Taiichi Ohno.

    Em 1973, durante a crise do petróleo, a Toyota ganhou a atenção mundial pela rápida maneira como superou o problema e grande parte disso deu-se ao Sistema Toyota de Produção (STP).

* O nome da empresa Toyoda foi modificado para Toyota por razões comerciais.

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Diretor
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Analista de Educação
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O Curso de OKR traz uma perspectiva de extrema importância nesse momento em que muitas empresas estão descobrindo e construindo suas Transformações Digitais, se mostrando uma ferramenta poderosa na influência da cultura organizacional através do desdobramento de ideais (intangível) para a direcionamento prático dos times.

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A certificação é excelente. Recheado de exemplos que vão fazer você olhar os processos da sua empresa sob outra ótica. Recomendado a todos que buscam otimizar processos e eliminar desperdícios.

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Viceri

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Rodrigo Canellas
Software Developer

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