•   

Lean IT

 
  • Login
  • Cadastre-se
  • Receba nossos informativos

(11) 2528-2354

contato@leanti.com.br

  •   
  • A Empresa
    • Sobre Nós
    • Sistema Toyota de Produção
    • Saiba mais sobre Lean
    • O que é Lean IT?
    • Framework Lean TI
  • CONSULTORIA
    • Assessment (diagnóstico)
    • Consultoria Lean
    • Consultoria Business Agility
    • Consultoria Lean Agile
    • Consultoria Lean Healthcare
    • Consultoria Lean BIM
    • Consultoria em Planejameto Estratégico
    • Consultoria LGPD
    • Consultoria em ESG
    • Consultoria em Transformação Digital
    • Gestão de Crise
    • Body Shop em TI e Agilidade  Body Shop em TI e Agilidade
    • Plano de continuidade de negócios
    • Palestras sobre lean
  • LGPD
  • TREINAMENTOS
  • CERTIFICAÇÃO LEAN
    • Certificação Lean IT
    • Certificação Value Stream Manager
    • Certificação Agile Kata Professional
  • Conteúdo
    • Artigos (todos)
    •   De conceitos gerais
    •   De estratégia
    •   De desenvolvimento
    •   De cotidiano
    •   De melhoria contínua
    • Lean IT na mídia
    • Videos
  • Clientes
  • Softwares
    • ESG Score (Gestão em ESG)
    • Software de OKR
    • Desenvolvimento de Software
  • Contato

Transformação digital é uma oportunidade, não uma dificuldade

  • Você está aqui: 
  • Artigos  
 

Por: Andrea Calvino     1543 visualizações     Tempo leitura: 6 min

Desde a pandemia, a sociedade se viu diante de um ritmo de aceleração nos processos digitais nunca visto anteriormente. De repente, muitos estávamos em home office, tendo de recriar o modelo de trabalho, usar novos softwares, pensar até em fundos “cenográficos” para nossas lives e gravações em vídeo. por conta disto e muito mais, fomos forçados a nos transformar, como pessoas físicas e como pessoa jurídica também. Negócios fecharam inúmeras filiais, como o Starbucks e outros viraram grandes players, como o Zoom. Mas estamos aqui, mais fortes e com a Transformação Digital acontecendo a todo vapor (me perdoem o trocadilho :)

Muito antes de 2020, o ano que jamais esqueceremos, Victor Hugo (1802–1885), autor do poema abaixo, foi um dos maiores escritores da França no século XIX, autor de “Os Miseráveis” e o “Corcunda de Notre Dame”, entre outras obras célebre. Um homem à frente de seu tempo.

O futuro tem muitos nomes

Para os fracos é o inalcançável

Para os temerosos, o desconhecido

Para os valentes é a oportunidade

Transformação Digital é uma oportunidade

Para nós, o que o futuro representa? Dos desafios que as empresas enfrentam hoje, a transformação digital está entre os maiores. Resumida em uma frase, a transformação digital é o uso de tecnologias para repensar e refazer processos de uma empresa com o propósito de torná-los mais eficientes e eficazes. Usar a tecnologia não apenas para replicar um serviço num formato digital, mas transformar esse serviço em algo muito melhor.

Só que não para por aí…

Além de bits e bytes

A transformação digital pode envolver muitas tecnologias, mas para citar algumas que estão em alta atualmente, aqui vão: computação em nuvem, internet das coisas, big data, omnichanel e  inteligência artificial.

Mas não se trata só de tecnologia. Tem muito a ver com a mudança dos processos do negócio e mais ainda com a cultura da corporação. Ambas as questões são vitais para que a transformação ocorra. Nenhuma tecnologia digital pode fazer isso sozinha. Sejamos sinceros: é uma mudança profunda no negócio, na organização das atividades, nas competências. É disrupção aplicada na prática, porque atinge antes de tudo, a forma das pessoas pensarem.

É tão ampla que está bem além das corporações. Muda governos, muda órgãos não governamentais, transforma a sociedade civil. Manuel Castells escreveu uma trilogia, chamada “Sociedade em Rede” que trata dessa transformação social que atinge a economia, a cultura, países, continentes e o modo como os seres humanos vivem. Castells foi o 4º cientista social mais citado no mundo no período 2000\2006 e o mais citado acadêmico da área de comunicação nessa mesma época, ou seja, é sumidade no assunto.

Tá, mas o que o muda de fato na minha empresa?

Voltando para o nosso mundo corporativo, a transformação digital traz consigo mais agilidade, levanta questionamentos, traz inovação, faz com que serviços e produtos sejam totalmente centrados nos usuários (incluem-se aí nossos clientes), faz com que colaboradores e gestores sejam capazes de ver e aproveitar oportunidades e transformar isso em toques no celular dentro de um aplicativo que impacta positivamente não só o negócio como um todo, mas reposiciona a empresa no ranking do setor.

E a competição no setor não é o único fator que estimula a transformação digital do ponto de vista de negócios. A necessidade de desenvolvimento mais rápido, as expectativas e desejos do consumidor, novas realidades econômicas, mudanças sociais e comportamentais, disrupções do segmento ao qual seu negócio pertence, tudo isso são molas propulsoras da transformação. Quer um exemplo? As sociedades ao redor do mundo estão envelhecendo. Será que isso afeta os negócios? Quais? Como? Teríamos aí uma lista imensa de questões a serem levantadas. A grande sugestão aqui é: leve em conta esses fatores, olhe ao seu redor e não seja a Blockbuster diante da NetFlix. Mais exemplos: Airbnb tem transformado a hotelaria e os serviços de hospedagem, Uber mudou em escala global a maneira que um serviço que conhecíamos há décadas a partir de um aplicativo de celular. Não dá para esperar um tsunami desses chegar na sua praia sem você nem saber.

Passo a passo de como chegar lá

Até aqui falamos sobre conceitos, mas na prática, como fazer? Vamos direto ao ponto:

1) Otimização da jornada completa da experiência do consumidor\usuário;

2) Flexibilidade operacional e inovação;

3) Desenvolvimento de novas fontes de receita (conceito de cauda longa);

4) Análise das informações de todo o ecossistema do seu negócio para, a partir daí, tomar decisões assertivas num modelo baseado no digital;

5) Ouvir as pessoas, engajá-las e tentar, na medida do possível, atendê-las;

6) Incluir novas tecnologias e automatizar processos para evitar trabalhos repetitivos.

Lembre-se que uma das maiores diferenças entre o digital e o analógico é a escalabilidade. Nesse aspecto, a tecnologia consegue fazer o que, às vezes, muitas pessoas não conseguiriam.

Se seu negócio é tecnologia, questões que envolvem usabilidade e UX Design também são elementos importantes de transformação digital. Porque é nesse momento que levamos em conta o fator humano, seja no estudo do comportamento do usuário para buscar soluções que melhor o atendam, seja no bom gerenciamento das equipes envolvidas, que recebem tarefas mais assertivas, pois protótipos e testes foram feitos anteriormente. Dessa forma, o retrabalho e o desgaste diminuem muito, bem como o tempo dos profissionais envolvidos, o que se traduz também em redução de custos.

Arrumando a casa para a mudança

No entanto, antes de passar por um processo tão intenso, é essencial resolver também os desafios internos, entre outros, os sistemas legados e as desconexões nos processos, sejam eles digitais ou físicos. Ou seja, alguns passos desse processo devem ser pré-estabelecidos entre todos porque o caminho exige essa integração e visão holística.

A transformação digital é uma jornada com inúmeros objetivos que estão interconectados e envolve softwares, hardwares, processos, pessoas, ecossistemas e a construção de conexão entre tudo isso e acima de tudo, inspirar e envolver as pessoas. Nesse aspecto, estamos num ponto em que o show me the money é tão importante quanto o do show the meaning.

Dar um passo para trás, analisar e questionar de forma integral as muitas mudanças e iniciativas digitais em vários níveis e em vários departamentos da organização é fundamental para o sucesso da transformação digital.

Transforme-se digitalmente, tome essa inciativa, até porque estamos numa autoestrada em alta velocidade que só tem uma mão: em direção ao futuro.

 

Fonte: Medium.com


Data da publicação: 16/09/2022

  • Andrea Calvino      
    LEAN IT
    Sou UX writer, Content Designer, UX Designer e jornalista.
    São 29 anos trabalhando com Comunicação, uma área que sempre fez sentido para mim.
    Também sou professora de UX Design e UX Writing na Belas Artes e ESPM. Fui professora na pós-graduação da Faculdade Impacta, no curso de Arquitetura de informação e Usabilidade; Entender a pessoa usuária, o contexto, as dores e necessidades, as dinâmicas com stakeholders, o negócio. Criar o design process, de forma colaborativa. Aplicar as boas práticas do UX. Analisar, organizar e facilitar. Acima de tudo, resolver problemas, tendo em vista os resultados (ROI, KPI's e OKR's). Acesse meu portfólio em https://www.iloveux.com.br/biografia
Gostou do artigo? Para receber nossos informativos clique aqui.

Treinamentos abertos

JUL 21

Certificação Lean IT (online ao vivo)

19h às 21h

São Paulo - SP

Todos os treinamentos
Certificação Lean IT
Certificação Value Stream Manager

Depoimentos

O curso é uma ótima oportunidade de refletir sobre como melhorar os meus processos, simplificando e eliminando o que não gera valor para meus clientes. Gostei bastante de conhecer o histórico dessa jornada Lean na Manufatura e na indústria de Software.

Pierre Simon
IT Services Manager
Leroy Merlin

Fizeram um reconhecimento detalhado de minha necessidade em pontos cruciais e agregaram muito conhecimento. Levaria muito mais tempo para chegar lá sem a experiência e vivência proporcionados pelos treinamentos da Lean IT. Recomendo fortemente.

Júlio Calsinski
CEO
SCIA

Fazer o curso de Certificação Lean IT foi uma das melhores escolhas que fiz para aprender mais sobre agilidade, geração de valor e foco no cliente. É um treinamento dinâmico que traz situações reais do dia a dia, além de uma excelente didática.

Adriana Borba
Coordenadora Governança
Generali Seguros

As metodologias ágeis fazem parte deste meu “novo mundo, movido a uma pitada do novo normal”... Por isso, indico sempre que procurem a solução mais adequada para se capacitar.

Camila Saraval
Analista de Educação
Bradesco

O Curso de OKR traz uma perspectiva de extrema importância nesse momento em que muitas empresas estão descobrindo e construindo suas Transformações Digitais, se mostrando uma ferramenta poderosa na influência da cultura organizacional através do desdobramento de ideais (intangível) para a direcionamento prático dos times.

Brisa Lorena
Analista de processos
Unimed BH

A certificação é excelente. Recheado de exemplos que vão fazer você olhar os processos da sua empresa sob outra ótica. Recomendado a todos que buscam otimizar processos e eliminar desperdícios.

Filipe Machado
Scrum Master
Grupo GFT

Com a implantação do OKR na Viceri tivemos ganhos significativos no desempenho da empresa. Participei do curso de OKR da Lean TI e foi esclarecedor. Recomendo a todas as empresas!!!

Marcel Pratte
CEO
Viceri

Eu achei o curso de times ágeis muito bom. De todas as iniciativas de agilidade, foi a que mais fez sentido pra mim, a que mais me pareceu trazer real benefício, pois mudava o processo de desenvolvimento, e não de administração do processo.

Rodrigo Canellas
Software Developer

Lean IT e Business Agility


Veja mais vídeos

Conheça o A3 Ágil

A3 Ágil

ESG Score

ESG Score - Software para Gestão em ESG

Gerencie seus OKRs

Software OKR

Ao continuar utilizando o site www.leanti.com.br você concorda com nosso aviso de privacidade e cookies. Saiba mais

A Empresa

  • Sobre nós
  • Sistema Toyota de Produção
  • Saiba mais sobre Lean
  • O que é Lean IT?

Receba nossos informativos

Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções

* *

Lean IT é uma empresa associada da ABES


Contato

(11) 2528-2354

contato@leanti.com.br

Rua Funchal, 538 - Conj 24
CEP: 04551-060
São Paulo - SP
CNPJ: 22.316.429/0001-25

2012 - 2025 Copyright - Todos os direitos reservados - Aviso de Privacidade e Cookies