Todos os empresários estão sofrendo com os problemas de fluxo de vendas e receita. A crise financeira provocada pela pandemia levou os consumidores a serem mais assertivos na hora da compra.
O especialista em marketing e diferenciação, Pedro Superti, diz que o comportamento do consumidor está mudando profundamente com a crise e que o empresário não pode mais a voltar a vender como antes. “Não é um momento de pausa para o empresário, achando que logo as coisas voltarão ao normal, ou de resiliência. A melhor maneira de aproveitar a crise é enxergar novas possibilidades com os espaços que surgem de demanda e serviços”.
Para a diretora executiva da Ziggle, Cintia Medvedovsky, há uma demanda reprimida de consumo e a reabertura gradativa da economia será uma oportunidade para aqueles que estivem preparados. “Os empresários precisarão estar atentos ao estoque e canais de vendas para aproveitar esse momento”.
Outro diferencial, segundo Marcos Farias, CEO da Ark1, é investir na capacitação dos colaboradores, para desenvolver as habilidades e potencialidades de cada um e, como consequência, gerar o desenvolvimento da própria. “Treinamentos, certificações e o investimento em novos conhecimentos são um diferencial”.
Os empresários são unanimes em defender a aproximação com o cliente como fundamental neste momento. Rodrigo Aquino, head of Lean Transformation na Lean IT, lembra da importância da comunicação com o cliente. “A ideia nesse momento é captar o máximo de informação do cliente de forma a ajustar seu produto ou serviço. Entender por que ele compra ou não de você será uma informação importante para direcionar sua produção”.
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Fonte: https://aerp.org.br/geral/como-aumentar-as-vendas-quando-os-consumidores-gastam-menos