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Aplicando os princípios Lean IT na Gestão de Dados - Parte 1

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Por: Mike Orzen     5418 visualizações     Tempo leitura: 4 min

Lean IT na gestão de dados

A tirania dos “Bad Data”


Todos nós temos experimentado a frustração e a dor associada aos “Bad data”. Seja quando percebemos que as informações obtidas dos sistemas de TI são imprecisas ou incompletas (e o trabalho sem valor agregado que vem com elas) ou desconhecendo que a informação vem de um “Bad Data”, causando um impacto em cascata devido à escolha de um caminho errado por causa da desinformação.

É incrível o quanto se investe em soluções de tecnologia nas empresas e como pouca atenção é dada para garantir a alta qualidade dos dados em uma única fonte de informações. Apenas poucas empresas descobriram como explorar o poder do Lean IT para encurtar o tempo e valorizar o desenvolvimento em ciclos e garantir ao mesmo tempo a integridade dos dados.

O objetivo final da informação e da tecnologia é capacitar as pessoas para realizarem um grande trabalho, tão eficaz e eficiente possível. A partir de uma perspectiva Lean IT queremos aproveitar a tecnologia para capacitar as pessoas a realizarem um excelente trabalho com o mínimo de esforço exigido. Com a tecnologia temos a capacidade de coletar, armazenar, organizar, manipular, controlar, calcular, analisar, resumir, formatar, e relatar quantidades ilimitadas de dados, a fim de criar informação. Tecnologia que entrega eficientemente má informação serve apenas para gerar desperdícios, atrasos e maus resultados. Para nosso propósito as informações precisam dos seguintes atributos para ser consideradas acionáveis: precisas, convenientes, completas e acessíveis.

Para um exemplo prático de Lean IT e gestão de dados, acesse o webinar Lean IT: Condução de melhoria contínua nos processos SAP (em inglês).


Quando os “Bad Data” acontecem com pessoas boas


Donald Rumsfeld, ex-secretário de defesa dos EUA disse: “Você vai para a guerra com o exército que você tem, não com o exército que você quer, ou espera ter em um momento posterior.” Da mesma maneira, nós fazemos negócios com a qualidade de dados que nós temos, não com a qualidade que queremos ter. Mas o que acontece quanto a tecnologia altamente eficaz processa dados imprecisos, incompletos e desatualizados; quando os “Bad Data” acontecem com pessoas boas?


Cenário #1 – Nós sabemos que não sabemos…

Se as pessoas reconhecem que as informações as quais estão recebendo são contestáveis, elas são forçadas a escolher entre prejudiciais alternativas como ajustar seu curso de ação com base em anos de experiência, suposições, e compreensão percebida. Alguns desenvolvem regras práticas com base no conhecimento pessoal, enquanto outros elaboram soluções criativas para obter as informações que necessitam quando o sistema de informações é suspeito e não confiável.

Infelizmente, nenhuma dessas contramedidas confronta a causa raiz do problema, nem garante um resultado de negócio adequado e preciso. Soluções sem documentação e conhecimento vasto do que fazer quando um sistema entrega informações ruins podem funcionar em uma instância, mas atrapalhar em outra e todas essas ações são formas de adivinhação, impossíveis de dimensionar e sustentar.


Cenário #2 – Nós sabemos que não sabemos…

Quando as pessoas confiam em informações provenientes de sistema de TI, assumindo precisão, pontualidade e completude, e a informação está realmente comprometida, as coisas ficam muito pior. “Bad Data” geram más informações, levando as pessoas a tomarem decisões erradas, cometendo erros, omissões e gerando mais “Bad Data”. O impacto na composição dos “Bad Data“ e informações contestáveis são frustrantes, gera erros em cascata, correções, retrabalhos e atrasos que forçam as pessoas a recorrerem a esforços heroicos para entregar resultados medíocres. Os clientes notam de imediato a falta de serviço, pontualidade e qualidade. Quando os funcionários se tornam mais conscientes em relação aos problemas de dados, eles começam a perder confiança no sistema e recorrer a soluções alternativas descritas no cenário#1, fazendo-os se sentirem melhor em atingir alguns resultados, mas não melhorar a situação permanentemente. Na verdade, quanto mais exceções e soluções alternativas na forma como o trabalho é realizado, maior será a variabilidade nas experiências dos clientes com os níveis de serviço, qualidade e tempo de entrega.

No meu próximo post, vamos explorar como Lean IT aborda a questão dos “Bad Data” em um nível para criar melhorias mensuráveis e sustentáveis.

Fontes em inglês: MikeOrzen.com


Data da publicação: 31/07/2015

  • Mike Orzen         
    Mike Orzen & Associates, Inc.
    Mike oferece uma mistura única de Lean, Six Sigma, IT e Operações. Ele tem feito consultoria e treinamento por mais de 20 anos. Sua carreira inclui a aplicação bem-sucedida do Lean em muitos ambientes, incluindo as indústrias de manufatura e serviços, Supply-Chain, IT, Seguros, Saúde, Aerospacial e alimentos. Foi gerente de fábrica (instalação de implantes médicos), liderou planejamentos estratégicos e realizou gerenciamento de projetos em diversas organizações. Mike é co-autor do premiado livro " TI Lean: Capacitando e sustentando sua transformação lean". Saiba mais sobre Mike em: https://www.linkedin.com/in/mikeorzen.
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