Por volta de 1890, Sakichi Toyoda (fundador do grupo Toyota)
                                    observando sua mãe manusear um tear de madeira imaginava maneiras de facilitar o
                                    trabalho dela no dia a dia. Em 1896 ele criou o primeiro tear mecânico do Japão
                                    e continuou a melhorar o processo até que em 1924, junto com seu filho Kiichiro
                                    Toyoda, criou o primeiro tear mecânico de alta velocidade do mundo, o qual não parava
                                    de produzir até que um fio se rompesse. No caso de um rompimento todo o processo
                                    parava de forma a não desperdiçar os fios. Dessa maneira, um único operador poderia
                                    observar 30 máquinas trabalhando ao mesmo tempo. Um novo conceito chamado Jidoka
                                    – “autonomação” era criado com o propósito de gerar valor utilizando não somente
                                    as máquinas, mas também as pessoas.
                                
                                        Em 1929, Kiichiro viaja para a Europa e EUA de forma a licenciar
                                    sua tecnologia de teares automáticos e fica impressionado com os carros nas ruas
                                    americanas. Kiichiro decide fabricar automóveis e em 1935 lança o primeiro modelo
                                    de veículo chamado A1. Ele absorveu e melhorou o processo americano de desenvolver
                                    automóveis dando início a produção just-in-time. O objetivo era eliminar o desperdício
                                    produzindo apenas o necessário, quando necessário. Eiji Toyoda, primo de Kiichiro,
                                    designa Taiichi Ohno para desenvolver um sistema de produção mais eficiente e que
                                    pudessem concorrer com os EUA em até três anos (um desafio e tanto visto que a produção
                                    americana era superior em mais de oito vezes da Toyota*). Ohno criou uma série de
                                    modificações dentro da fábrica, dentre elas, um sistema de supermercado, adoção
                                    de cartões Kanban no controle da produção, etc. Os operários naquela época eram
                                    acostumados a trabalhar apenas em áreas específicas e não a realizar várias funções
                                    diferentes ao mesmo tempo – para que o sistema de Ohno funcionasse, ele precisava
                                    que um operário desenvolvesse várias tarefas totalmente distintas durante a produção
                                    de um veículo. Por sorte do Japão, naquele período, os sindicatos eram muito mais
                                    fortes na Europa e EUA, facilitando a funcionalidade do modelo de trabalho estabelecido
                                    por Taiichi Ohno.
                                
                                        Em 1973, durante a crise do petróleo, a Toyota ganhou a
                                    atenção mundial pela rápida maneira como superou o problema e grande parte disso
                                    deu-se ao Sistema Toyota de Produção (STP).
                                
                                    * O nome da empresa Toyoda foi modificado para Toyota por razões comerciais.