A sigla PCP significa “planejamento e controle da produção” e contrário do que muitos pensam, nas empresas que possuem essa área ou departamento, ele é o cérebro da empresa, ou pelo menos deveria ser.
A maioria das pessoas tem a visão de que uma indústria, por exemplo, precisa produzir o máximo que puder e, se tiver uma grande quantidade de produtos não vendidos, marketing e vendas que comecem a trabalhar mais para escoar a produção. Os indicadores de performance são por departamento e quase ninguém da organização está preocupado em enxergar o todo.
Ao optar por esse modelo, a empresa pode algumas vezes não obter bons resultados e achar que a escolha não tenha contribuído positivamente para a mudança de seu processo e os colaboradores das organizações tendem a acreditar que a formação dessas equipes não foi uma boa ideia. O fato é que a criação de um time ágil é um dos primeiros passos para uma grande mudança cultural na companhia e de mindset de seus colaboradores. Apesar desse processo não ser fácil, a boa notícia é que de acordo com as empresas que presenciei a adoção de uma célula ágil, foi possível alcançar uma melhora de produtividade do time de 30% a 150%, chegando a mais em alguns casos.
Clique aqui para ler mais.
Fonte: https://cio.com.br/gestao/menos-e-muito-mais-como-o-controle-da-producao-pode-ajudar-nos-resultados-de-uma-empresa/