Por: Rodrigo Aquino
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Algum cliente já entrou em contato com você solicitando um extenso e complexo projeto com custos e prazos reduzidos? E o pior, você teve de enviar um prazo e orçamento a ele em pouco tempo sabendo que as chances de atraso eram enormes? Isso na realidade não parece ser uma exceção à regra. Mas como aceitar o projeto e diminuir os riscos de atraso sendo que nem sempre o cliente sabe exatamente o que quer (seja por incertezas mercadológicas, discordâncias internas sobre como deveria ser o projeto, etc)?
Quando há uma solicitação de projeto com urgência nos deparamos com algumas possibilidades indicadas na figura a seguir.

Figura 1 – Possibilidades de sucesso em um projeto
Por melhores que sejam as definições de um cliente sobre o que deve ser feito em um projeto, nem mesmo ele é capaz de prever as reais necessidades dos usuários finais, pois isso só é conhecido quando o produto chega aos usuários e o processo de utilização se inicia.
Em 2011, Eric Ries apresentou em seu livro The Lean Startup um conceito chamado MVP (Minimum Viable Product). O MVP é uma maneira de expressar uma ou mais ideias aos clientes sobre determinado produto gastando o mínimo de esforço possível. Dessa maneira conseguiremos aprender com os erros e construir exatamente o que o usuário final deseja em um curto intervalo de tempo.
A técnica do MVP é muito importante para direcionar melhor o desenvolvimento de um produto, pois não há certeza de que ele terá boa aceitação do usuário final. Esse conceito também pode ser utilizado no gerenciamento de projetos, no qual a ideia seria reunir as principais features do produto e lançá-las aos reais usuários.
Ao optar em utilizar o MVP durante o gerenciamento de um projeto é necessário certificar quais são os requisitos que possuem maior valor ao cliente antes de realmente lançar o produto. A figura 2 mostra um exemplo do momento em que um MVP deve ser construído para o cliente.

Figura 2 – Momento em que o MVP deve ser construído para o cliente
Repare que ainda existem requisitos importantes a serem implementados, porém não é necessário ter feito todos a fim de que já possa receber os feedbacks dos usuários finais.
A opção do cliente em usar o MVP é também uma forma de reconhecer a complexidade do projeto que está sendo passado ao fornecedor, buscando formas alternativas para alcançar o sucesso. É válido lembras que no gerenciamento de projeto, a técnica do MVP só deve ser utilizada em comum acordo e validação do cliente visto que é a marca da empresa dele que está em risco (pois o usuário final poderá considerar o produto de baixa qualidade dependendo da quantidade de requisitos implementados). Além disso, outros riscos podem ser levados em consideração e você poderá conhecer melhor sobre eles
clicando aqui.
Bibliografia
- Ries, Eric. A Startup Enxuta. Texto Editores Ltda., 2012.
Data da publicação:
16/06/2015
-
Rodrigo Aquino
Kaizen House / Lean TI
Atua há 20 anos na área de TI, sendo 16 deles também na área de negócios.
MBA em Engenharia de Software pela USP e
Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-SP. Trabalha atualmente na Kaizen House / Lean TI como Head of Lean Transformation.
Trabalhou 8 anos no Lean Institute Brasil como Gerente de TI e Especialista Lean,
atuando também com agente de mudança em empresas de diversos segmentos.
Trabalhou na ICEC (Coordenador Web), Totvs (Líder de Projeto),
Wunderman (Gerente de Tecnologia Web) e Petrobras (Analista de Sistema).
Trabalhou para a USP na área de UX, analisando/excluindo e
criando regras heurísticas de usabilidade para WebSites (auxiliando
o PoupaTempo e sistemas bancários).
Responsável pela revisão técnica do
primeiro livro de Lean TI lançado
no Brasil (TI Lean - Capacitando e Sustentando sua Transformação
Lean),
revisor dos termos técnicos do livro
Liderar com Respeito e autor do livro:
WPage - Padronizando o desenvolvimento de Web Sites.