Por: Rodrigo Aquino
7442 visualizações
Tempo leitura: 4 min
A maioria das empresas atualmente, de pequenas, médias, às multinacionais de grande porte, encontra-se em extremas condições de incerteza sob o ponto de vista de crescimento contínuo, exatamente como uma startup. As condições de incerteza surgem devido a:
- Os clientes estão em busca de novos produtos e serviços. Além disso, eles exigem mais facilidade e rapidez para adquiri-los, maior qualidade e menores preços.
- Aumento da concorrência a cada ano.
- Com a evolução tecnológica, os produtos têm de ser inovados constantemente e o resultado nem sempre sai como o cliente deseja, etc.
Sob essas condições, você ainda acredita que seu emprego está garantido por longos anos?
Percebemos cada vez mais que empresas tradicionais no mercado estão fechando seus grandes centros de distribuição devido à diminuição do faturamento, resultante de um baixo número de vendas. Isso ocorre consequentemente porque os clientes não estão comprando tanto quanto as organizações esperam. Você pode acreditar que isso é um problema apenas da alta direção e que não precisa se preocupar, pois não há nada o que fazer para ajudar diretamente. Porém, a má notícia é que esse problema é seu também se pensarmos que uma falência não demite apenas um, mas todos os funcionários. A boa notícia é que você pode e consegue salvar o seu emprego ajudando a organização que trabalha a melhorar cada vez mais. Sob o ponto de vista da tecnologia da informação apresento algumas atitudes:
- Em sua organização, procure entender em que parte da cadeia do fluxo de valor você trabalha. Por exemplo: na criação do produto, oferecendo um serviço aos clientes, na manutenção, no suporte, etc. Perceba como o seu trabalho é importante ao cliente e como você pode melhorá-lo. Converse com seu superior, apresente algumas ideias e se necessário, elabora um A3.
- Tente enxergar os desperdícios e o que impede o cliente de receber um serviço ou um produto melhor. Muitas vezes pode parecer simples enxergar onde as outras pessoas estão errando, mas e quando nós estamos desperdiçando algo, é tão fácil identificar? Entenda alguns exemplos de desperdícios em TI clicando aqui.
- Quanto mais na ponta do processo você estiver, maiores as chances de encontrar os problemas que impactam negativamente na satisfação do cliente, por isso, coloque-se no lugar dele, vá ao Gemba, descubra problemas e procure soluções simples e rápidas.
- Converse com outros colaboradores, algumas vezes eles estão enxergando problemas que você ainda não identificou.
- Com o total envolvimento da alta liderança, os colaboradores de uma empresa conseguirão visualizar e resolver problemas rapidamente. Em um artigo chamado Atitudes Essenciais para a Melhoria, Lando Nishida descreve como as pessoas devem fazer as perguntas certas. Saber o que e como perguntar faz uma grande diferença para o entendimento de um problema e consequentemente na descoberta de uma solução.
- O suporte possui informações valiosas que podem ajudar a melhorar um produto ou serviço rapidamente, porém, muitas vezes, elas acabam sendo perdidas com o tempo, pois não há preocupação da empresa em verificar e classificar as reclamações dos clientes. Verifique se há uma área específica do suporte para o produto o qual você trabalha diretamente e pergunte a eles o que têm ouvido dos clientes ultimamente.
Se cada um dos funcionários tiver simples atitudes como essas, juntos, eles podem fazer uma grande diferença na maneira como uma companhia se posiciona no mercado, mostrando preocupação sobre a opinião dos clientes em relação aos seus produtos ou serviços e ainda, melhorando-os cada vez mais como o cliente deseja.
É importante destacar que essas são apenas algumas atitudes, mas existem outras inúmeras maneiras de você contribuir para que sua organização tenha prosperidade, e que consequentemente possa garantir o seu emprego. Para descobrir outras atitudes basta fazer a seguinte pergunta para si mesmo: “Se a empresa fosse minha, o que eu faria?”. Além disso, tenha em mente que não há organizações perfeitas, as quais nenhuma dessas atitudes não possa ser aplicada. Lembre-se, o espírito de Kaizen não é apenas fazer hoje melhor do que ontem, mas também, que seu cliente consiga perceber essa melhoria de alguma maneira.
Data da publicação:
10/06/2014
-
Rodrigo Aquino
LEAN IT
Professor do MBA, Pós-graduação e banca examinadora na FGV, incluindo as disciplinas de Transformação Digital, Inovação, Planejamento Estratégico, além de Estruturas e Processos Organizacionais, +27 anos de experiência atuando em projetos nacionais e internacionais com foco em mapeamento, inovação e melhoria de processos. MBA Engenharia de Software pela USP e Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-SP. Responsável pela revisão técnica do primeiro livro de Lean IT lançado no Brasil, revisor dos termos de TI do livro Liderar com Respeito, autor do livro: WPage - Padronizando o desenvolvimento de Web Sites e co-autor do livro Liderança Exponencial. Experiência nas áreas de TI, saúde, office e serviços, construção, manufatura, trabalhando na melhoria de processos e transformação digital nas empresas. Co-autor do Framework Lean IT 2.0 e da ferramenta A3 Ágil. Experiência com Business Agility, Gestão de Projetos Lean e Ágil, SCRUM, OKR, Kanban, Gestão de Crise, ESG, LGPD e Lean Canvas. Trabalhou nas empresas: Petrobras, Wunderman, TOTVS, ICEC (construções metálicas), etc.