•   

Lean IT

 
  • Login
  • Cadastre-se
  • Receba nossos informativos

(11) 2528-2354

contato@leanti.com.br

  •   
  • A Empresa
    • Sobre Nós
    • Sistema Toyota de Produção
    • Saiba mais sobre Lean
    • O que é Lean IT?
    • Framework Lean TI
  • CONSULTORIA
    • Assessment (diagnóstico)
    • Consultoria Lean
    • Consultoria Business Agility
    • Consultoria Lean Agile
    • Consultoria Lean Healthcare
    • Consultoria Lean BIM
    • Consultoria em Planejameto Estratégico
    • Consultoria LGPD
    • Consultoria em ESG
    • Consultoria em Transformação Digital
    • Gestão de Crise
    • Body Shop em TI e Agilidade  Body Shop em TI e Agilidade
    • Plano de continuidade de negócios
    • Palestras sobre lean
  • LGPD
  • TREINAMENTOS
  • CERTIFICAÇÃO LEAN
    • Certificação Lean IT
    • Certificação Value Stream Manager
    • Certificação Agile Kata Professional
  • Conteúdo
    • Artigos (todos)
    •   De conceitos gerais
    •   De estratégia
    •   De desenvolvimento
    •   De cotidiano
    •   De melhoria contínua
    • Lean IT na mídia
    • Videos
  • Clientes
  • Softwares
    • ESG Score (Gestão em ESG)
    • Software de OKR
    • Desenvolvimento de Software
  • Contato

Lean TI: Como salvar meu emprego?

  • Você está aqui: 
  • Artigos  
 

Por: Rodrigo Aquino     7674 visualizações     Tempo leitura: 4 min

A maioria das empresas atualmente, de pequenas, médias, às multinacionais de grande porte, encontra-se em extremas condições de incerteza sob o ponto de vista de crescimento contínuo, exatamente como uma startup. As condições de incerteza surgem devido a:

  1. Os clientes estão em busca de novos produtos e serviços. Além disso, eles exigem mais facilidade e rapidez para adquiri-los, maior qualidade e menores preços.
  2. Aumento da concorrência a cada ano.
  3. Com a evolução tecnológica, os produtos têm de ser inovados constantemente e o resultado nem sempre sai como o cliente deseja, etc.

Sob essas condições, você ainda acredita que seu emprego está garantido por longos anos?

Percebemos cada vez mais que empresas tradicionais no mercado estão fechando seus grandes centros de distribuição devido à diminuição do faturamento, resultante de um baixo número de vendas. Isso ocorre consequentemente porque os clientes não estão comprando tanto quanto as organizações esperam. Você pode acreditar que isso é um problema apenas da alta direção e que não precisa se preocupar, pois não há nada o que fazer para ajudar diretamente. Porém, a má notícia é que esse problema é seu também se pensarmos que uma falência não demite apenas um, mas todos os funcionários. A boa notícia é que você pode e consegue salvar o seu emprego ajudando a organização que trabalha a melhorar cada vez mais. Sob o ponto de vista da tecnologia da informação apresento algumas atitudes:

  • Em sua organização, procure entender em que parte da cadeia do fluxo de valor você trabalha. Por exemplo: na criação do produto, oferecendo um serviço aos clientes, na manutenção, no suporte, etc. Perceba como o seu trabalho é importante ao cliente e como você pode melhorá-lo. Converse com seu superior, apresente algumas ideias e se necessário, elabora um A3.
  • Tente enxergar os desperdícios e o que impede o cliente de receber um serviço ou um produto melhor. Muitas vezes pode parecer simples enxergar onde as outras pessoas estão errando, mas e quando nós estamos desperdiçando algo, é tão fácil identificar? Entenda alguns exemplos de desperdícios em TI clicando aqui.
  • Quanto mais na ponta do processo você estiver, maiores as chances de encontrar os problemas que impactam negativamente na satisfação do cliente, por isso, coloque-se no lugar dele, vá ao Gemba, descubra problemas e procure soluções simples e rápidas.
  • Converse com outros colaboradores, algumas vezes eles estão enxergando problemas que você ainda não identificou.
  • Com o total envolvimento da alta liderança, os colaboradores de uma empresa conseguirão visualizar e resolver problemas rapidamente. Em um artigo chamado Atitudes Essenciais para a Melhoria, Lando Nishida descreve como as pessoas devem fazer as perguntas certas. Saber o que e como perguntar faz uma grande diferença para o entendimento de um problema e consequentemente na descoberta de uma solução.
  • O suporte possui informações valiosas que podem ajudar a melhorar um produto ou serviço rapidamente, porém, muitas vezes, elas acabam sendo perdidas com o tempo, pois não há preocupação da empresa em verificar e classificar as reclamações dos clientes. Verifique se há uma área específica do suporte para o produto o qual você trabalha diretamente e pergunte a eles o que têm ouvido dos clientes ultimamente.

Se cada um dos funcionários tiver simples atitudes como essas, juntos, eles podem fazer uma grande diferença na maneira como uma companhia se posiciona no mercado, mostrando preocupação sobre a opinião dos clientes em relação aos seus produtos ou serviços e ainda, melhorando-os cada vez mais como o cliente deseja.

É importante destacar que essas são apenas algumas atitudes, mas existem outras inúmeras maneiras de você contribuir para que sua organização tenha prosperidade, e que consequentemente possa garantir o seu emprego. Para descobrir outras atitudes basta fazer a seguinte pergunta para si mesmo: “Se a empresa fosse minha, o que eu faria?”. Além disso, tenha em mente que não há organizações perfeitas, as quais nenhuma dessas atitudes não possa ser aplicada. Lembre-se, o espírito de Kaizen não é apenas fazer hoje melhor do que ontem, mas também, que seu cliente consiga perceber essa melhoria de alguma maneira.


Data da publicação: 10/06/2014

  • Rodrigo Aquino      
    LEAN IT

    Professor do MBA, Pós-graduação e banca examinadora na FGV, incluindo as disciplinas de Transformação Digital, Inovação, Planejamento Estratégico, além de Estruturas e Processos Organizacionais, +27 anos de experiência atuando em projetos nacionais e internacionais com foco em mapeamento, inovação e melhoria de processos. MBA Engenharia de Software pela USP e Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-SP. Responsável pela revisão técnica do primeiro livro de Lean IT lançado no Brasil, revisor dos termos de TI do livro Liderar com Respeito, autor do livro: WPage - Padronizando o desenvolvimento de Web Sites e co-autor do livro Liderança Exponencial. Experiência nas áreas de TI, saúde, office e serviços, construção, manufatura, trabalhando na melhoria de processos e transformação digital nas empresas. Co-autor do Framework Lean IT 2.0 e da ferramenta A3 Ágil. Experiência com Business Agility, Gestão de Projetos Lean e Ágil, SCRUM, OKR, Kanban, Gestão de Crise, ESG, LGPD e Lean Canvas. Trabalhou nas empresas: Petrobras, Wunderman, TOTVS, ICEC (construções metálicas), etc.

Gostou do artigo? Para receber nossos informativos clique aqui.

Treinamentos abertos

JUL 21

Certificação Lean IT (online ao vivo)

19h às 21h

São Paulo - SP

Todos os treinamentos
Certificação Lean IT
Certificação Value Stream Manager

Depoimentos

O curso é uma ótima oportunidade de refletir sobre como melhorar os meus processos, simplificando e eliminando o que não gera valor para meus clientes. Gostei bastante de conhecer o histórico dessa jornada Lean na Manufatura e na indústria de Software.

Pierre Simon
IT Services Manager
Leroy Merlin

Fizeram um reconhecimento detalhado de minha necessidade em pontos cruciais e agregaram muito conhecimento. Levaria muito mais tempo para chegar lá sem a experiência e vivência proporcionados pelos treinamentos da Lean IT. Recomendo fortemente.

Júlio Calsinski
CEO
SCIA

Fazer o curso de Certificação Lean IT foi uma das melhores escolhas que fiz para aprender mais sobre agilidade, geração de valor e foco no cliente. É um treinamento dinâmico que traz situações reais do dia a dia, além de uma excelente didática.

Adriana Borba
Coordenadora Governança
Generali Seguros

As metodologias ágeis fazem parte deste meu “novo mundo, movido a uma pitada do novo normal”... Por isso, indico sempre que procurem a solução mais adequada para se capacitar.

Camila Saraval
Analista de Educação
Bradesco

O Curso de OKR traz uma perspectiva de extrema importância nesse momento em que muitas empresas estão descobrindo e construindo suas Transformações Digitais, se mostrando uma ferramenta poderosa na influência da cultura organizacional através do desdobramento de ideais (intangível) para a direcionamento prático dos times.

Brisa Lorena
Analista de processos
Unimed BH

A certificação é excelente. Recheado de exemplos que vão fazer você olhar os processos da sua empresa sob outra ótica. Recomendado a todos que buscam otimizar processos e eliminar desperdícios.

Filipe Machado
Scrum Master
Grupo GFT

Com a implantação do OKR na Viceri tivemos ganhos significativos no desempenho da empresa. Participei do curso de OKR da Lean TI e foi esclarecedor. Recomendo a todas as empresas!!!

Marcel Pratte
CEO
Viceri

Eu achei o curso de times ágeis muito bom. De todas as iniciativas de agilidade, foi a que mais fez sentido pra mim, a que mais me pareceu trazer real benefício, pois mudava o processo de desenvolvimento, e não de administração do processo.

Rodrigo Canellas
Software Developer

One Piece Flow


Veja mais vídeos

Conheça o A3 Ágil

A3 Ágil

ESG Score

ESG Score - Software para Gestão em ESG

Gerencie seus OKRs

Software OKR

Ao continuar utilizando o site www.leanti.com.br você concorda com nosso aviso de privacidade e cookies. Saiba mais

A Empresa

  • Sobre nós
  • Sistema Toyota de Produção
  • Saiba mais sobre Lean
  • O que é Lean IT?

Receba nossos informativos

Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções

* *

Lean IT é uma empresa associada da ABES


Contato

(11) 2528-2354

contato@leanti.com.br

Rua Funchal, 538 - Conj 24
CEP: 04551-060
São Paulo - SP
CNPJ: 22.316.429/0001-25

2012 - 2025 Copyright - Todos os direitos reservados - Aviso de Privacidade e Cookies