Lean TI ou Lean IT é a adaptação dos conceitos originados da filosofia Lean e do Sistema Toyota de Produção   para a área de TI, de forma que ela possa ser integrada corretamente ao negócio para fornecer valor mais rapidamente aos clientes,  mudando a maneira como as pessoas trabalham e consequentemente a cultura da empresa.          
  Com a aplicação dos conceitos Lean em TI buscamos:
  
  - Aproximar as pessoas de TI com as responsáveis pelos negócios da empresa
- Quebrar os silos que dificultam as entregas de valor aos clientes
- Modificar a forma como os colaboradores executam sua tarefas no dia a dia
- Fazer com que os colaboradores pensem sempre sob a perspectiva do cliente
- Mudar a maneira como todas as pessoas da organização entendem e resolvem os problemas
- Estabelecer uma efetiva mudança cultural
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                             O significado de alguns termos relacionados com Lean IT:  
        Valor ao Cliente:   é a premissa básica para a transformação. Todas as ações feitas em uma empresa de TI devem ser voltadas a       gerar valor ao cliente.   Isso nos induz a pensar a todo o momento, como a atividade que desenvolvemos no dia a dia gera valor ao       cliente. Aquilo que não agrega valor   direta ou indiretamente deve ser eliminado. A definição de valor sob o ponto de vista do       cliente, segundo James Womack em seu livro Soluções Enxutas, deve ser entendida como:  
  - Solucione meu problema completamente;
- Não desperdice o meu tempo;
- Forneça exatamente aquilo que eu quero;
- Entregue valor exatamente         onde eu quiser;
- Forneça valor exatamente quando eu quiser;
- Reduza o número de decisões que eu devo tomar         para solucionar meus problemas;
                                                      Hoshin Kanri: a geração de valor deve estar ligada diretamente ao Hoshin da empresa (plano estratégico,           norte verdadeiro).         Ele é quem direciona o desenvolvimento das atividades de forma a criar valor mais           rapidamente ao cliente. O Hoshin deve ser realizado por  meio do gerenciamento diário, dessa forma a           empresa sempre terá indicadores atualizados informando se está dentro ou não da meta. Saiba mais sobre o Hoshin Kanri clicando aqui.                                                        
                                                                                                                                             Fluxo Contínuo: as atividades que modificarão os indicadores devem ser desenvolvidas em fluxo                      contínuo, ou seja, sem intervenções.                                       
                                                                           Sistema Puxado e Nivelamento da Produção: Sistema Puxado significa que algo será feito quando houver um pedido,                                       ou seja, quando existe uma demanda real do mercado e não apenas uma suposição baseada em estimativas que podem falhar.                                       O Nivelamento da Produção consiste em variar o desenvolvimento das atividades não gastando esforços em apenas um produto ou item.                                        A ideia seria liberar pequenos lotes de vários produtos à vários clientes.  Saiba mais sobre o sistema puxado clicando                                        aqui.                                                                           
                                                                                                       Jidoka: significa autonomação (automação com toque humano).                                                                   Significa parar sempre que ocorrer uma falha, ou seja, não passar o                                                                   problema adiante. Ao ser detectado um problema seja em hardware ou                                                                   software este deve ser solucionado imediatamente de forma que o erro                                                                   não volte mais a ocorrer.  Saiba mais sobre o Jidoka clicando                                        aqui.                                    
                                                                         Kaizen: o espírito da melhoria contínua                                          deve ser incorporado aos colaboradores da empresa onde a busca incessante por problemas faz parte da rotina diária da corporação.                                        Além disso, o PDCA precisa ser aplicado na resolução de problemas (seja por meio do A3, 5 Porquês, Espinha de Peixe, etc).                                                                                 Saiba mais sobre o Kaizen clicando  aqui.                                                                                                                                                             
                                      Padronização:                                                                            é necessário estabelecer padrões, seja na maneira como um problema é resolvido,                                                                             na construção de um novo software, na manutenção, no suporte, treinamento de                                                                             colaboradores, etc. É importante destacar que o Kaizen deve ser aplicado em todos                                                                             esses casos.   Podem ser utilizadas, não todas, mas várias práticas de ITIL e COBIT.                                  
 Estabilização: para apoiar o crescimento da empresa e a operação diária é necessário ter estabilidade básica. Ela fará com que todos os                                                                                          termos explicados anteriormente possam ser utilizados.
  
           
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