Lean é uma filosofia de gestão baseada nos conceitos originados do Sistema Toyota de Produção.          
           Embora originado na década de 80, o professor James P. Womack do MIT         
            (Massachusetts Institute of Technology)      tornou o termo Lean      
               conhecido mundialmente após a publicação de seu         livro “A máquina que mudou o mundo” em 1990 -    
                           escrito em   conjunto com Daniel T. Jones e Daniel Roos.        
                              
Nesse livro, Womack detalha seu estudo         
                                 feito sobre a indústria automobilística – principalmente a Toyota. Posteriormente, 
                                  vários manuais foram lançados  
                                   por diversos autores de diferentes nacionalidades,                                                                                     como por exemplo: Aprendendo a Enxergar, de John Shook e Mike Rother,       Criando Fluxo                                      Contínuo,       Criando o Sistema Puxado e Nivelado, etc.                                                   Vários livros explicam de uma maneira fácil e detalhada a                                                                                               filosofia Lean – originada       do Sistema Toyota de Produção.                                       
                                         O termo Lean ou Lean Thinking possui                                                                                cinco princípios                                                                              que devem ser considerados na seguinte sequência: Valor (definir o que é valor sob                                      a ótica do cliente), Fluxo de Valor (identificar o fluxo de valor e redefinir os                                      processos, restando apenas o que gera valor ao cliente),Fluxo Contínuo (estabelecer                                      um fluxo para os processos que restaram), Produção Puxada (fazer apenas quando o                                      cliente solicitar) e Perfeição (ou Kaizen – melhoria contínua de tudo que está envolvido                                      no fluxo de valor). Além disso, Lean Thinking também pode ser entendido como um sistema de gestão e também uma estratégia de negócios voltada exclusivamente para aumentar a satisfação dos clientes.                                       
           Empresas em todo o mundo estão mudando a maneira de fazer gestão com essa filosofia. Embora concebida na manufatura, essa prática vêm sendo difundida nos mais diversos setores e empresas, como por exemplo, área administrativa, tecnologia da informação, agronegócios, saúde, etc.  Oferecemos um treinamento de Lean Thinking com várias dinâmicas que ajudará a fixar ainda mais os 5 princípios. Para saber mais, clique aqui.           
 
 
                                                                           
                                                   Conheça um pouco mais sobre outros termos:  
  O que é Lean Thinking?  
  Os 5 princípios do Lean Thinking  
  O que é Mapeamento do fluxo de valor (MFV)?  
  O que é um A3 - método para solução de problemas?  
  O que é Kaizen?  
  O que é Kanban?  
 O que é 5s?  
  O que é Hoshin Kanri (Desdobramento da estratégia)?  
  O que é Trabalho Padronizado?  
   O que é Gemba (Genchi Genbutsu)?  
  O que é Jidoka?  
  O que é Sistema Puxado?  
  O que é Produção Empurrada?  
 O que é Cadeia de Ajuda?  
 O que é Heijunka (nivelamento da produção)?
  
       